Estado da Bahia - Secreteria de Cultura e Turismo
No ano em que o Brasil comemora 500 anos de sua descoberta e a Cidade do Salvador, capital da Bahia, 450 anos de sua fundação, esta oportuna publicação do Sr. Carmine Marotta, trazendo a público fotografias do início do século, onde se evidencia as relações sociais e culturais de Jequié e Trecchina, é mais um olhar que se volta para resgatar o passado. A história, como trajetória, só se evidencia quando a memória é viva e os fatos conhecidos. O Governo do Estado da Bahia tem-se empenhado, através de suas instituições, em conservar e difundir o nosso acervo histórico. Nesse sentido, vê com satisfação mais um livro ser incorporado a este relevante trabalho.
Paulo Gaudenzi Secretário de Cultura e Turismo do Estado da Bahia
Prefeitura di Jequié
"O livro "Trecchina...Jequié, uma ponte de recordações sobre o oceano", do Sr. Carmine Marotta nos dá, através de belissimas fotos, uma imagem segura da colonização italiana em Jequié no início do século. São imagens que falam das pessoas, das famílias, da moda, das crianças, das tragédias naturais. É com o foco centrado nas relações sociais e familiares dos indivíduos que Marotta nos leva a compreender a atividade desses pioneiros. Nos anos que se seguiram Jequié não deixou de prosseguir no caminho do desenvolvimento que os italianos aqui iniciaram e hoje pode orgulhar-se, com tantos esforços somados, de não ter tornado em vão a dedicação dos que deixaram Trecchina para ajudar a construir Jequié."
Roberto Pereira de Britto Prefeitura Municipal de Jequié
Prefeitura di Trecchina
As origens de Jequié, cidade brasileira em crescente fase de desenvolvimento economico e demográfico, estão estreitamente ligadas à história de Trecchina, pequena cidade do sul da Itália, e à sua população, por mim atualmente representada. A emigração trequinesa deu, de fato, origem a esta importante cidade sul americana, motivo de orgulho para os descendentes desta população, obrigadas pela necessidade a deixarem a própria pátria. A preciosa obra de Carmine Marotta contribui, com o testemunho "visível" através da foto da época a reconstruir um passado que não se quer nem se deve esquecer, e contribui também a reforçar os sentimentos de solidariedade com toda as populações que são obrigadas, ainda hoje, a deixarem a própria pátria à procura de um futuro melhor, sem entretanto esquecer as próprias origens.
Morelli Dott. Corrado Prefeito de Trecchina
O livro "Trecchina...Jequié uma ponte de recordações sobre o Oceano" representa uma etapa fundamental do estudo e da memória da emigração dos trequineses que no final do século passado foram os verdadeiros pioneiros na região sul americana. Particular importância tem a história da fundação de Jequié, escrita de próprio punho por quem viveu na primeira pessoa aqueles momentos, transferindo tradições e cultura dessa nossa área da Basilicata. À presente publicação, de indubitável relevância histórica internacional, seja para os cidadãos de Jequié como para nós trequineses, vai o aplauso e o patrocínio da Administração Comunal de Trecchina que, graças ao trabalho de Carmine Marotta, mais uma vez se sente ligada à história de Jequié.
Dott. Pasquale Colamarco Ass Cultura Comune di Trecchina (1997-2001)
Amministrazione Provinciale di Potenza
Lions Club Laudemio - Lagonegrese - Lagonegro
Sociedade Civil Casa d'Italia (fund. em 25/01/1893) Salvador
Associazione Culturale Crisalide Prato
Caffé al Teatro Prato